***22 anos de Magistério****

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Planejamento para o Maternal





Clicar aqui para baixar:Maternal.rar

Que delícia!!!

Gente, que gostosura este selinho que eu ganhei da Aninha do http://anninhadoleonardo.blogspot.com, visitem o blog dela e saboreie!!!




Atividades Infantis para a Páscoa

RECREAÇÃO

A chegada do coelhinho da Páscoa é comemorada com muitas atividades diferentes na Escola; todos os alunos podem ajudar na decoração, preparar os chocolates e aprendem músicas e brincadeiras.

Ovos (de galinha), também são pintados em cores coloridas e desenhos para representar o brilho do sol da primavera e também foram utilizados em um concurso ou doados como presente.
Brincadeiras também podem ser desenvolvidas com as mesmas, veja algumas idéias:


• Faça um chicotim queimado ou "caça ao tesouro" com as crianças dizendo que o coelhinho da páscoa escondeu alguns ovos enquanto estavam dormindo ou enquanto estavam casa. A procura pode ser feita com a ajuda dos alunos maiores.


• Brincadeira do quantos ovos? ..............coloque alguns ovos pequenos de chocolate em uma cesta e pergunte as crianças quantos ovos elas imaginam que possa ter lá dentro. A criança que acertar ganha todos os ovos.


• Jogo de memória da páscoa............. Corte cartões com desenhos de ovos e coelhos diferentes e brinque de jogo de memória com eles.


• Ache seu ovo correspondente............. Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí em dupla.


• Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse" (como a brincadeira do macaco disse).......... Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido. Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate...se a professora disser só _coelhinho da páscoa disse (sem a palavra para) correr!!! as crianças devem ficar estátua. Perde ponto quem se mexer


• Jogo da estátua............. Toque alguma música para dançar quando a música pára todos devem fingir de estátua.


• Deixe que cada criança tenha sua própria idéia de como é um coelhinho da páscoa. Dê a elas um coelho de papel e deixe que ela decore como desejar. No final pendure pela sala os trabalhos

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Projeto Páscoa




Páscoa- Explicando a Páscoa para as crianças



Passo a passo:


1. Informe-se sobre a história de Jesus e o significado da Páscoa. Você pode ler a Bíblia ou pedir ajuda a um líder religioso de sua comunidade. Um catequista também pode ajudar, já que ele é familiarizado com a educação infantil

2. No dia de Páscoa ou nos dias que antecedem a Semana Santa, reúna um grupo de crianças (estudantes, filhos, primos e amigos) e organize-os em um círculo ou meio círculo em uma sala tranqüila e arejada

3. Converse com as crianças de forma tranqüila e pausada, descrevendo a elas cada uma das ações que você pedirá para serem feitas

4. Peça que fechem os olhos e toquem o corpo com as mãos. Vá perguntando se elas sentem o calor do próprio corpo e a sua própria respiração

5. Ainda de olhos fechados, peça para que coloquem a mão em seus corações e sintam a pulsação. Explique que isso é uma das formas de Deus demonstrar a vida

6. Peça para que as crianças molhem a ponta de um dedo na água. Peça que sintam a sensação "gelada" da água e a secagem do dedo pela ação vento. Isso é uma forma de interação com o ambiente que as cerca

7. Diga para ficarem em silêncio e escutarem outras manifestações de vida ao seu redor: o cachorro que late no quintal, os pássaros que cantam

8. Peça que se observem, vendo os movimentos umas das outras, sentindo a respiração, o piscar dos olhos

9. Peça, então, que as crianças se abracem e se toquem umas às outras, para sentir que os amigos também têm vida

10. Peça para as crianças olharem através da janela e perceberem a vida fora da casa: as pessoas, o céu, as árvores. Fale sobre o universo e toda a vida que há nele

11. Explique às crianças que tudo o que sentiram são manifestações de vida. Converse com elas e incentive-as a falar sobre suas impressões

12. Conte brevemente a história de Jesus, de forma simples e compreensível. Ressalte sua mensagem de esperança e paz, diga quem foi ele, como foi a sua vida e o que ele fez durante sua estada na terra

13. Explique a história da morte de Jesus, afirmando às crianças que ele morreu por amor aos seres humanos, como forma de renovar suas vidas e de tentar torná-los pessoas melhores e mais felizes

14. Explique que o feriado de Páscoa é para celebrar o auge da vida desse homem que viveu há dois mil anos e deixou uma mensagem de amor ao próximo

15. Mostre uma figura alegre de Jesus e evite associá-lo àquelas imagens tristes da Paixão e Crucificação, que podem causar uma impressão ruim, negativa ou até mesmo medo nas crianças

16. Explique que a Páscoa é um dia de encontros, e que a festa fica ainda mais bonita, se o sentimento de amor com os pais, irmãos, amigos e parentes estiver presente

17. Explique que o ovo de chocolate é algo bom e gostoso, que serve para alimentar a todos e que deve ser repartido entre todos, assim como as boas palavras e idéias.

Clicar nos links abaixo para fazer o download:

O_coelhinho_que_não_era_de_páscoa_1.rar

Ovos de Páscoa.rar

Menina bonita do laço de fita.rar



domingo, 14 de fevereiro de 2010

Santuário de animais maltratados pelo circo

video


video

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Projeto Circo

Gosto de postar com antecedência para que as educadoras tenham tempo de planejar e escolher as atividades que se adequam a sua realidade!!!

Projeto Circo

Duração:15 dias

Período: março

Objetivos:

Valorização da arte circense.

Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo.

Conhecer vários tipos de profissionas que trabalham no circo.

Identificar as ações de um integrante de um circo.

Conhecer como vive a família circense.

Desenvolvimento:

Assistir fita de vídeo.

Linguagem oral.

Conversa informal sobre circo.

Quebra -cabeça de palavras relacionadas aos personagens do circo:

palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho.

Relação de produtos vendidos no circo.

ESTRATÉGIAS:

.Desenhar figuras referentes ao circo ;

.Relatar por escrito nomes de animais existentes no circo;

.Montar uma maquete de um circo;

.Pintar as carinhas das crianças;

.Citar nomes de profissões existentes no circo.

CULMINÂNCIA

Convidar um palhaço para ir até à escola,

Organizar barraquinhas contendo alimentos e outras coisas que são vendidas no circo.

CLICAR NAS PÁGINAS PARA BAIXAR OS LIVROS E COLETÂNIA DE ATIVIDADES:

CIRCO 4





CLICAR AQUI PARA BAIXAR UMA PASTA COM VÁRIAS ATIV. CIRCO .rar


CLICAR AQUI PARA BAIXAR AS MÚSICAS: Circo músicas.rar


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

sábado, 6 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Projeto Amizade




Projeto: Amizade
Objetivos :
*Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
*Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
*Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
*Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
*Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
*Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
*Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
*Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.

Formulação dos Problemas
Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Augusto Cury Pesquisar atividades de Fraternidade.

Tempo da Atividade : depende de cada turma da resposta e necessidade.


Material:
*Livro Ninguém é igual a Ninguém . ( Regina Otero e Regina Rennó)
*Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.

Planejamento :
1º Sensibilização2º Concretização3º Integração4º Exposição
Temas Transversais
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução

Sensibilização:Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas as disciplinas em questão da 3ª série do Ensino Fundamental tem sido desenvolvido paralelo a outros projetos em andamento.
Este trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo, especificamente na Escola_____________________________

Concretização:
* Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas 3 faixas gigantes pintadas pelos mesmos com o tema sugestivo da Amizade com Amor se faz Fraternidade; Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade;
* Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;
* Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.
* Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.
Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.
Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).2ª Aula:Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo.Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade.3ª Aula:Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas.4ª Aula:É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope.Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
Integração:Matemática: Adição, Subtração e Multiplicação de números naturais; Conjuntos; Algarismos Romanos; Tempo: relógio em números romanos.Ciências: Estudo dos Animais: introdução Amizade com os animais;Educação Artística: Para desenvolver a criatividade dos alunos e trabalhar em equipe, com desenhos com o tema do projeto AMIZADE COM AMOR SE FAZ FRATERNIDADE.
Conclusões e Aplicações :
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.


"Sugiro aqui um trabalho dinâmico, através de projetos os quais estou aplicando e refletindo constantemente,obtendo excelentes resultados.
Acredito que o "jeitinho"de ensinar de cada professor é o verdadeiro método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos, chegamos a conclusão que os projetos são necessários .
O que estou apresentando, não são teorias, nem receitas prontas,mas acredito que estou lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola."

Clicar na página para fazer o download do livro necessário para desenvolver o projeto




©Template designer adapted by Liza.