***22 anos de Magistério****

domingo, 4 de outubro de 2009

PROJETO: Relações etnicoraciais: “ A África em nós





APRESENTAÇÃO

A aprovação da Lei 10.639/03 e da Resolução CNE/CP 01/2004 tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, buscando orientar uma política curricular fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira que combata o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros.

A Lei 10.639/03 faz parte do programa de ações afirmativas – conjunto de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para a oferta de tratamento diferenciado com vistas a desvantagens e marginalização, criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.

O parecer propõe a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos do seu pertencimento étnico-racial. Tais políticas têm como meta o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional, expressarem visões de mundo próprias, manifestarem com autonomia seus pensamentos.

Para reeducar as relações étnico-raciais no Brasil é preciso entender que o sucesso de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outros.

A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa.

Para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores devem ter como referência os seguintes princípios:

1 – Consciência política e histórica da diversidade;

2 – Fortalecimento das identidades e de direitos;

3- Ações educativas de combate ao racismo à discriminação.

Estes princípios e seus desdobramentos mostram exigências de mudança de mentalidade, de maneira de pensar e agir dos indivíduos em particular, assim como das instituições e suas tradições culturais.

JUSTIFICATIVA

A Cultura Negra refere-se às experiências das populações negras nos espaços de religiosidades de matriz africana, nas universidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa negra, nas ações de alguns parlamentares, nas comunidades negras de forma geral, que resistiram/resistem, reivindicaram/reivindicam e propuseram/propõem alternativas que atendessem/atendam a necessidade da população negra.

Essa temática também propõe a construção de uma memória social própria dos povos negros, que respeite o papel/presença da ancestralidade africana, mas considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre saberes produzidos por negros e negras no Brasil implicando no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, construídas e hegemonizadas pelas populações negras, concepções e linguagens e pressupostos não hegemônicos, focalizando essa população como portadora e produtora de conhecimentos.

METODOLOGIA DE TRABALHO

O presente projeto será desenvolvido com os alunos a partir dos seguintes instrumentos:

Pesquisas

Filmes

Slides

Produções

Atividades xerografadas

RECURSOS

LIVROS

INTERNET

IMAGENS

DATASHOW

ATIVIDADE FINAL

EXPOSIÇÃO DE IMAGENS

TEMAS A SEREM ABORDADOS

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SITUAÇÕES PROBLEMAS

Influência da cultura africana no Brasil

Nas crianças

No vocabulário

Na culinária

Na música

Na medicina natural

No artesanato

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