***22 anos de Magistério****

domingo, 24 de abril de 2011

Professor em franca desvalorização


 No dia 14 de abril de 2011 saiu o  EDITAL DE CONCURSO PÚBLICONº.067/2011 – DGP/SMGP  do Município de Londrina que mostra a desvalorização do magistério no país. Um professor com curso superior ganha menos que um coveiro que  exige apenas o Ensino Fundamental.

Professor de Educação Infantil –
Docência de Educação Infantil
Ensino Superior/Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, ou Curso de Magistério de Nível Médio (normal colegial) expedido por Instituiçãode Ensino reconhecida pelo órgão competente, desde que acompanhado de Licenciatura,devidamente registrado e reconhecido 24,00 30 h/s
Vencimento: 837,24
Complementação: 72,65
Assiduidade: 55,11
Auxílio Alimentação: 240,24
Total: 1.205,24

Professor – Docência das Séries

Iniciais do Ensino Fundamental 394
Ensino Superior/Licenciatura em Pedagogia com
habilitação nas séries iniciais do Ensino
Fundamental, ou Normal Superior, ou Curso de
Magistério de Nível Médio (normal colegial)
expedido por Instituição de Ensino reconhecida
pelo órgão competente, desde que acompanhado
de Licenciatura, devidamente registrado e
reconhecido
22,00 20 h/s
Vencimento: 738,18
Complementação: 72,65
Assiduidade: 55,11
Auxílio Alimentação: 240,24
Total: 1.106,18

Agente de Gestão Pública –
Serviço C5 (Coveiro) Ensino Fundamental Completo Isento 30 h/s
Vencimento: 765,74
Antecipação de Perdas: 100,00
Complementação: 72,65
Assiduidade: 55,11
Auxílio Alimentação: 240,24
Total: 1.233,74




 Reparem que Profissional da Educação com ensino superior ainda precisa pagar a inscrição do concurso, mesmo o salário sendo menor que o salário de coveiro e que se exige apenas o Ensino Fundamental.
Este fato é humilhante para o professor, não que o coveiro ganhe muito, mas porque o docente ganha muito pouco, o que se avalia é o nível de escolaridade exigido para cada cargo. Para ser coveiro é exigido 8 anos de escolaridade (Ensino Fundamental Completo), é um trabalho braçal, e que se ganha pela execução de seu serviço. Enquanto que para se formar professor são necessários 8 anos de Ensino Fundamental, 4 anos de Ensino Médio e 4 anos de Graduação, exigindo investimento financeiro, tempo e dedicação. O trabalho do professor é um trabalho intelectual, que precisa de planejamento e pesquisa. Este trabalho acontece, antes, durante e depois da execução e apenas é pago a execução do trabalho.
Este edital deixa claro o quanto este profissional é considerado inferior aja visto os outros profissionais do concurso com ensino superior também e que tem o salário maior que do educador.
Como pode construir um país, com uma educação de qualidade  em cima de uma categoria humilhada, desvalorizada como os professores.
A educação não é leiga é uma ciência e para se preparar uma aula exige se tempo, pesquisa, comprometimento ideológico e político. Quando se fala em pesquisa não é apenas separar atividades de livros didáticos, mas sim fazer uma avaliação diagnóstica do educando e ver o que ele pensa sobre o processo  de alfabetização e linguagem e preparar atividades adequadas para que se  atenda as sua necessidades, cada criança é única e  é necessário preparar vários tipos de atividades apara atender à todos os níveis que se tem dentro de uma sala de aula. Hoje com a inclusão cada professor precisa  saber atender os alunos portadores de necessidades educativas especiais ( dislexia, discauculia, dislalia, comprometimento auditivo, visual, motor...etc) e para atender seus educandos se faz necessário pesquisa investigação e isso demanda tempo que não dá para ser feito nas ínfimas horas atividades que nos são oferecido pela LDB-Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Essas aulas são preparadas nos feriados, no período de descanso, sábados e domingos. Tempo  este que poderia ser usufruído ao lado de familiares, no cuidado pessoal, em lazer e outras atividades prazerosas. O professor é o único profissional que leva trabalho pra casa e não ganha um centavo por isso, pelo contrário sua mão de obra vale menos que a mão de obra de um pedreiro, motorista e coveiro de acordo com o referido edital.
Educar é uma arte, um trabalho de grande impacto social, com repercussão direta no desenvolvimento do País, pois seria impensável uma nação sem escolas, sem estudo e sem professores. Este profissional  precisa ser reconhecido, valorizado, remunerado e este concurso humilha esta categoria com um salário indigno.
Se não bastasse ganhar menos que outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade. Ainda tratam o professorado como uma espécie de "vocação missionária", quase religiosa, que exige sacrifícios. Os mais velhos talvez lembrem da frase de Paulo Maluf  "professor não é mal pago, é mal casado". E vários outros políticos fizeram coro à ele, apesar de todos a repelirem, mas é a representação desta forma de tratar o professor fica clara a cada concurso, a cada negociação salarial.

Várias pesquisas indicam que a atuação do docente é, depois das condições sócio econômicas do aluno, o principal fator que influencia o rendimento escolar. Certamente aumentar a remuneração valorizando os educadores é uma das condições para melhorarmos a qualidade da educação e assim construir um país mais justo, fraterno e igualitário..
Maria Aparecida da Silva, Pedagoga Especialista, atuando há 15 anos na Secretaria municipal de Educação de Londrina como professora nas Séries Iniciais.
http://dialogoeducacao.blogspot.com








3 comentários:

  1. Perplexa com tanto descaso com os professores!
    Abraços de fé!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não tenho palavras para expressar mais toda a revolta que tenho sobre esse assunto, aliás um dos que também mais posto no blog.
    Como disse minha amiga Roberta lá no blog, "Quando uma nação não valoriza os mestres(professores)é de assustar o caminho que vamos chegar!!"
    Sinceramente...penso que o que veremos pela frente será ainda muito pior do que já vemos hoje.
    Bjs querida Cida.

    Rosa

    ResponderExcluir
  3. E ainda tem gente que diz que não sabe explicar o que está acontecendo com a educação... Bastava ler este post. Vem o governador e diz que professor não gosta de ler, e eu pergunto: como comprar livros com esse salário???????
    Bjs

    ResponderExcluir

©Template designer adapted by Liza.