Como planejar uma atividade de casa com qualidade
A tarefa escolar que vai para casa, tem grande papel no desempenho escolar do aluno.
Segundo pesquisas realizadas, a educação básica mostra que 43,2% dos estudantes que não tem uma rotina escolar, apresentam os piores desempenhos nos estudos.
Com esta preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino - aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é feita apenas para preencher o tempo do aluno.
E você educador? Elabora suas atividades de casa por elaborar ou busca estratégias e objetivos a atingir?
O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Para que facilite a elaboração de lições de casa com estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o educando, sugere-se algumas dicas:
Segundo pesquisas realizadas, a educação básica mostra que 43,2% dos estudantes que não tem uma rotina escolar, apresentam os piores desempenhos nos estudos.
Com esta preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino - aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é feita apenas para preencher o tempo do aluno.
E você educador? Elabora suas atividades de casa por elaborar ou busca estratégias e objetivos a atingir?
O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Para que facilite a elaboração de lições de casa com estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o educando, sugere-se algumas dicas:
• Ter o planejamento como ponto de partida;
• Planejar atividades desafiadoras;
• Elaborar atividades que prendam a atenção dos alunos;
• Definir os conteúdos pedagógicos, para que utilize estratégias específicas para um determinado conteúdo;
• Buscar elaborar lições pensadas, ao invés de propor qualquer atividade apenas para ocupar o tempo do aluno em casa;
• Elaborar situações - problema a todo instante;
• Buscar sempre fazer uma abordagem da atividade que vai para casa, em sala de aula, apresentando as melhores fontes de pesquisas evitando que o aluno faça simplesmente uma cópia, bem como incentivar o raciocínio e ampliação de seus conhecimentos.
• Sempre corrigir as atividades de casa, reservando um tempo significativo. Tal procedimento irá ajudar na construção das demais atividades, visto que poderão ser identificadas as dificuldades e necessidades dos alunos.
• Além de propiciar atividades bem planejadas, o educando deve buscar estar sempre orientando os pais ou responsáveis de como proceder com o aluno neste momento tão importante para o desempenho escolar.
• Ter consciência de que uma lição de casa deve levar o aluno a desenvolver importantes habilidades básicas, tendo como principais delas:
1. Ler e escrever.
2. Interpretar e analisar dados.
3. Comparar e sintetizar informações.
4. Pesquisar e resolver situações – problema
Nenhum comentário:
Postar um comentário