***22 anos de Magistério****

domingo, 22 de janeiro de 2012

O que? Quando? Como? Onde e por quê?

O que? Quando? Como? Onde e por quê?

São questionamentos como estes que vem transformando a educação contemporânea.
Antigamente os livros traziam textos, e questionários quase que totalmente respondidos, matando em nossos aprendentes tais habilidades como: pesquisar, explorar, interrogar, etc. E assim nasceu a idéia da “decoreba”. Então o mais importante para os aprendentes era apenas procurar as respostas prontas, e assim foi perdendo a definição de que “aprender” é “descobrir”. A educação contemporânea nos faz entender que dentro de cada um dos seres humanos há um cientista escondido. Ser cientista é procurar o porquê ou os porquês das coisas. A literatura pedagógica atual faz de cada leitor um ser viajante, viajante em busca de respostas, as quais não estão tão explicitas como antes, mas repostas que podem ser diferentes com mesmos significados. Aí dependerá do mundo de idéia em que se encontram cada leitor naquele momento. Neste instante a educação toma um novo rumo, o rumo das indagações que transforma os aprendentes em pesquisadores e formadores de idéias e de respostas de acordo com suas próprias convicções. Também os levam criar e defender suas teses. Mas a chave principal de todo conhecimento será o habito da leitura. Não mais ler apenas por ler ou por encontrar respostas, mas ler pra entender e entender através de perguntas e curiosidades própria do leitor aprendente.
Augusto Cury em um de seus livros nos fala que na maioria das vezes é criado um mundo artificial, este que futuramente produzirá graves conseqüências no território dos pensamentos e memórias de nossas crianças e adolescentes. E sabe por quê? Por que hoje elas têm acesso às respostas pra suas perguntas com muita facilidade. Nossos educandos perderam o habito de perguntar, questionar, pensar,..., por já tem tudo pronto na internet. Essa forma de ensino torna o aprendente prisioneiro de um sistema educacional, o qual se educa pra sociedade, mas não se educa pra vida. No decorrer das nossas vidas nem sempre iremos ter respostas pra todos nossos questionamentos, e este fato diante de uma pessoa que sempre teve respostas prontas causará um grande trauma emocional. Quando esta (pessoa) se deparar com uma pergunta sem resposta. Já outros educandos têm medo de questionar, de explorar, de adentrar no desconhecido, pois sempre houve uma super-proteção durante sua vida. E assim se tornam pessoas angustiadas. Porque se diz que a depressão é a doença do século? Porque muitas pessoas têm medo de falar o que sentem, de perguntar o que querem saber e assim vão acumulando todas essas interrogações em seu interior e assim conclui-se que haverá um momento em que o coração, o interior não agüentará tantos questionamentos e estes se transformarão angustias que se não cuidadas cedo acabará numa depressão.
Não fugindo do nosso tema o educador de hoje precisa despertar em cada educando a arte do DCD- Duvidar, criticar e determinar (Cury, Augusto). Faz-se necessário criticar diariamente todas as informações que recebemos. Um dos principais dilemas da educação contemporânea é a busca por uma tomada de consciência sobre o porquê das coisas. Acredito ser este o maior desafio na vida daqueles que querem ser um mestre inesquecível e um eterno aprendiz, pois sabemos que só podemos avançar em qualquer campo da nossa vida quando desenvolvermos a capacidade da reflexão, desta forma nós estaremos desenvolvendo nossa capacidade de pensar, saber e fazer.


Natália Costa
netchinha@hotmail.com
Juripiranga, 07 de janeiro de 2012


Referências:

• Cury, Augusto. Seja Líder de Si Mesmo. Editora Sextante.
• http://www.profjoaobeauclair.net/visualizar.php?idt=244209, acessado em 07 de janeiro de 2012.

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