***22 anos de Magistério****

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MEC, enfim, divulga o valor do novo piso nacional dos professores

MEC, enfim, divulga o valor do novo piso nacional dos professores

Publicado por Rafael Vaz | Segunda-feira, 27 Fevereiro, 2012




Com mais de um mês de atraso, enfim, o Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 27, o novo piso nacional dos professores, que de R$ 1.187,00 foi reajustado para R$ 1.451,00 – aumento de 22,22%.

O valor do reajuste reflete exatamente a expectativa e dados da variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010.


Reajuste foi de 22,22%

Agora, a expectativa é que prefeitos e governadores adequem seus planos orçamentários para arcar com o reajuste, tendo em vista que muitos deles pressionaram o MEC para que não seguisse a variação do Fundeb, sob a alegação que não conseguiriam pagar o aumento.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.