Projeto
“O Despertar da Identidade Negra”
Período:
Mês de novembro
Público-Alvo:
“A
prática do racismo constitui crime inafiançável e
imprescritível,
sujeito à pena de reclusão, nos
termos
da lei”.
(Constituição
da República Federativa do Brasil-Art. 5ºinciso XLII).
1
- Apresentação
O mito da democracia
racial é assunto importante, por isso é tratado
nesse projeto. É
analisando quem somos que oportunizamos às nossas crianças
refletirem sobre a
mistura que compõe o povo brasileiro. Isso possibilita o
reconhecimento de que
todos somos iguais, independentes da cor da pele, e que
temos direito às
mesmas oportunidades.
Abordaremos aspectos
da pluralidade cultural, bem como o convívio social
e étnica.
2
- Justificativa
O presente projeto,
intitulado “O Despertar da Identidade Negra no Ensino Fundamental”, traduz a
necessidade de caráter social e político da escola de
desenvolver nas
crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite
ações e atitudes
positivas.
Responsável pelo
processo de socialização, a escola estabelece relações
entre crianças brancas
e negras, possibilitando a convivência com diferentes etnias e gêneros e a
construção da identidade.Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação
das diferenças enquanto características e abandonam-se
preconceitos que ao
longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos
atributos individuais.
Com este projeto
pretende- se sensibilizar e conscientizar a comunidade a cerca do respeito às diferenças
existentes nos grupos étnicos.Nessa ação vê-se o fortalecimento do compromisso
com a defesa da construção do pleno exercício da cidadania.
Levando-se em
consideração que é preciso educar o indivíduo para a
convivência saudável
no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho,
busca-se a compreensão
de como são construídas as relações raciais.A
importância disso
consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção
da equidade.
3
- Objeto Geral
Possibilitar o
desenvolvimento de valores básicos para a consciência da
mistura das três etnias
que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro
e a si mesmo e para
que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade
sociocultural e a
convivência solidária em uma sociedade democrática.
4
- Objetivos Específicos
· Pesquisar palavras em
jornais e revistas
· Registrar palavras
pesquisadas
· Ler texto
· Observar o mapa mundi
· Expressar a diferença
entre 13 de maio e o 20 de novembro
· Escrever palavras
relacionadas ao tema
· Registrar numerais,
reconhecendo as quantidades
· Identificar o
calendário mensal como parte integrante do calendário anual
· Demonstrar ações de
irmandade, fraternidade
· Reconhecer o número de
letras das palavras
· Localizar e
identificar distâncias
· desenvolver o gosto
pelas artes cênicas
· Expressar situações
vivenciadas ligadas à religiosidade
· Identificar palavras
que representem o nome de alimentos de origem
Africana
· Resolver pequenos
problemas
· Emitir opinião sobre o
que é preconceito racial
· Ouvir músicas
relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no
som das músicas
· Reconhecer som afro
· Demonstrar sua
compreensão da história tempo de escravidão fazendo
ilustração
· Confeccionar maquetes
de um quilombo
· Ilustrar a música
Canto das três Raças
· Participar da
construção do retrato étnico da turma
· Confeccionar pequenos
chocalhos, peças de vestuários, utensílios de mesa
· Participar da montagem
do painel da fraternidade
· Participar ativamente
das brincadeiras
· Descobrir o sentido de
algumas lendas de origem afro
5
- Atividades
· Pesquisa em jornais e
revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil,
Portugal e África.
· Identificação de
palavras pesquisadas através de caça-palavras
· Leitura de parte do
texto da pág 27 “Zumbi pensava diferente”
· Observação do mapa
mundi para localização do Brasil, África, Portugal.
· Decomposição da
palavra PALMARES para formação de novas palavras
· Roda de conserva
enfocando a diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20
de novembro
· Tentativa de escrita
de palavras
· Registro de numerais
comparando quantidades
· Exploração do
calendário mensal
· Exploração do
calendário anual com observação de datas que marcam a
história de negro
· Construção de um
glossário com palavra de origem africana
· Rodas de conversa
enfocando a irmandade dos homens, que todos somos
iguais.
· Exposição de ervas
presentes principalmente na cultura afro
· Contagem de número de
letras das palavras
· Localização
identificando distâncias: Perto longe a partir da fala do narrador
ao afirmar que os
negros cativos vinham de muito longe.
· Pesquisa de gravuras
ou fotos que demonstrem atos fraternos entre
brancos e negros.
· Audição da música “O
conto das três Raças” (cd Clara Nunes música 9)
· Exploração de sons
afros: tambor, atabaque, berimbau
· O dia 20 de novembro
· Audição das músicas
Conto das três raças e história do Brasil (cd Edson
Gomes)
· Exploração dos sons
produzidos pelos instrumentos confeccionados
· Ilustração da História
Tempo de Escravidão (através de pintura com
guache)
· Confecção de fantoches
com perfil afro
· O dia 20 de novembro
· Ilustração da música O
canto das três raças
· Construção de retrato
étnico da turma: produção de mural com fotos e
frases que traduzem as
características étnicas e culturais das crianças;
· Formação de painel
coletivo com personalidades negras que alcançaram a
fama
· Construção de maquete
de um quilombo
· Confecção de
chocalhos, atabaque, berimbau, etc.
· Montagem do painel da
fraternidade para exposição, com gravuras ou fotos
que demonstrem atos
fraternos entre negros e brancos
· Ilustração da história
Capoeira Angola Cultura e Resistência Negra
· Confecção de uma ceia
com iguarias de origem africana
1º) Semana:
Desconstruindo o 13 de maio
· Narração da história
Tempo de Escravidão
· Narração da lenda
“Negrinho do Pastoreio”
2º) Semana:
· Narração da História O
Ratinho Branco e o Grilo sem Asas.
3º) Semana:
Religiosidade
· Narração da história
Capoeira Angola Cultura e Resistência negra
6
– Recursos
· Textos para
fundamentação do professor
· Histórias
· CD’S
· Aparelho de som
· Papel ofício
· Tinta guache
· Gizão
· Jogos: caça-palavras,
dominó
· Cola
· Tesoura
· Cola quente com
pistola
· Lápis grafite com
borracha
· Gravuras
· Fotos
· TNT
· Cartolina
· Mapa Mundi
· Calendários
· Instrumentos musicais;
tambor, atabaque, berimbau
· Pedras e latinhas
· Produtos para
maquiagem: batom, pó, sombra
· Fitas para cabelo
7
– Avaliação
· A criança será
observada a partir de sua participação ativa nas atividades
desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário