***22 anos de Magistério****

domingo, 10 de novembro de 2013

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Projeto
“O Despertar da Identidade Negra”

Período: Mês de novembro

Público-Alvo:
“A prática do racismo constitui crime inafiançável e
imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos
termos da lei”.
(Constituição da República Federativa do Brasil-Art. 5ºinciso XLII).

1 - Apresentação
O mito da democracia racial é assunto importante, por isso é tratado
nesse projeto. É analisando quem somos que oportunizamos às nossas crianças
refletirem sobre a mistura que compõe o povo brasileiro. Isso possibilita o
reconhecimento de que todos somos iguais, independentes da cor da pele, e que
temos direito às mesmas oportunidades.
Abordaremos aspectos da pluralidade cultural, bem como o convívio social
e étnica.
2 - Justificativa
O presente projeto, intitulado “O Despertar da Identidade Negra no Ensino Fundamental”, traduz a necessidade de caráter social e político da escola de
desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite
ações e atitudes positivas.
Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações
entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes etnias e gêneros e a construção da identidade.Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se
preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos
atributos individuais.
Com este projeto pretende- se sensibilizar e conscientizar a comunidade a cerca do respeito às diferenças existentes nos grupos étnicos.Nessa ação vê-se o fortalecimento do compromisso com a defesa da construção do pleno exercício da cidadania.
Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a
convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho,
busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais.A
importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção
da equidade.
3 - Objeto Geral
Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da
mistura das três etnias que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro
e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade
sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
4 - Objetivos Específicos
· Pesquisar palavras em jornais e revistas
· Registrar palavras pesquisadas
· Ler texto
· Observar o mapa mundi
· Expressar a diferença entre 13 de maio e o 20 de novembro
· Escrever palavras relacionadas ao tema
· Registrar numerais, reconhecendo as quantidades
· Identificar o calendário mensal como parte integrante do calendário anual
· Demonstrar ações de irmandade, fraternidade
· Reconhecer o número de letras das palavras
· Localizar e identificar distâncias
· desenvolver o gosto pelas artes cênicas
· Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade
· Identificar palavras que representem o nome de alimentos de origem
Africana
· Resolver pequenos problemas
· Emitir opinião sobre o que é preconceito racial
· Ouvir músicas relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no
som das músicas
· Reconhecer som afro
· Demonstrar sua compreensão da história tempo de escravidão fazendo
ilustração
· Confeccionar maquetes de um quilombo
· Ilustrar a música Canto das três Raças
· Participar da construção do retrato étnico da turma
· Confeccionar pequenos chocalhos, peças de vestuários, utensílios de mesa
· Participar da montagem do painel da fraternidade
· Participar ativamente das brincadeiras
· Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro

5 - Atividades
· Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil,
Portugal e África.
· Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras
· Leitura de parte do texto da pág 27 “Zumbi pensava diferente”
· Observação do mapa mundi para localização do Brasil, África, Portugal.
· Decomposição da palavra PALMARES para formação de novas palavras
· Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20
de novembro
· Tentativa de escrita de palavras
· Registro de numerais comparando quantidades
· Exploração do calendário mensal
· Exploração do calendário anual com observação de datas que marcam a
história de negro
· Construção de um glossário com palavra de origem africana
· Rodas de conversa enfocando a irmandade dos homens, que todos somos
iguais.
· Exposição de ervas presentes principalmente na cultura afro
· Contagem de número de letras das palavras
· Localização identificando distâncias: Perto longe a partir da fala do narrador
ao afirmar que os negros cativos vinham de muito longe.
· Pesquisa de gravuras ou fotos que demonstrem atos fraternos entre
brancos e negros.
· Audição da música “O conto das três Raças” (cd Clara Nunes música 9)
· Exploração de sons afros: tambor, atabaque, berimbau
· O dia 20 de novembro
· Audição das músicas Conto das três raças e história do Brasil (cd Edson
Gomes)
· Exploração dos sons produzidos pelos instrumentos confeccionados
· Ilustração da História Tempo de Escravidão (através de pintura com
guache)
· Confecção de fantoches com perfil afro
· O dia 20 de novembro
· Ilustração da música O canto das três raças
· Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e
frases que traduzem as características étnicas e culturais das crianças;
· Formação de painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a
fama
· Construção de maquete de um quilombo
· Confecção de chocalhos, atabaque, berimbau, etc.
· Montagem do painel da fraternidade para exposição, com gravuras ou fotos
que demonstrem atos fraternos entre negros e brancos
· Ilustração da história Capoeira Angola Cultura e Resistência Negra
· Confecção de uma ceia com iguarias de origem africana

1º) Semana: Desconstruindo o 13 de maio
· Narração da história Tempo de Escravidão
· Narração da lenda “Negrinho do Pastoreio”
2º) Semana:
· Narração da História O Ratinho Branco e o Grilo sem Asas.
3º) Semana: Religiosidade
· Narração da história Capoeira Angola Cultura e Resistência negra

6 – Recursos

· Textos para fundamentação do professor
· Histórias
· CD’S
· Aparelho de som
· Papel ofício
· Tinta guache
· Gizão
· Jogos: caça-palavras, dominó
· Cola
· Tesoura
· Cola quente com pistola
· Lápis grafite com borracha
· Gravuras
· Fotos
· TNT
· Cartolina
· Mapa Mundi
· Calendários
· Instrumentos musicais; tambor, atabaque, berimbau
· Pedras e latinhas
· Produtos para maquiagem: batom, pó, sombra
· Fitas para cabelo

7 – Avaliação

· A criança será observada a partir de sua participação ativa nas atividades
desenvolvidas.

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