SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL BOA VISTA
TURMA: 2º e 3º anos
PROFESSOR: Marcos Rodrigues de Almeida
Número de aulas: 10
OBRA OU GÊNERO: PARLENDA
“A CASINHA DA VOVÓ”
A casinha da vovó
Cercadinha de cipó.
O café está demorando
Com certeza não tem pó.
2. ÁREA DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO:
LÍNGUA PORTUGUESA: * Alfabeto e ordem alfabética; * Vogais; * Consoantes; * Letras e sílabas; * Rimas; * Substantivos; * Diminutivos.
MATEMÁTICA: * Números, quantidade e ordinais.
HISTÓRIA: * Família; * Relações sociais.
GEOGRAFIA: * Moradias
3. OBJETIVOS:
· Atentar-se para a letra inicial das palavras e quantidade de letras;
· Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas e gravuras;
· Reconhecer aspectos sonoros da língua (som e rima);
· Interagir com os colegas;
· Encontrar os substantivos na parlenda;
· Diferenciar o grau normal do diminutivo;
· Ler as palavras da parlenda mesmo que não convencionalmente;
· Saber identificar quem são os seus familiares;
· Promover boas relações entre os colegas;
· Identificar em que tipo de moradia o aluno mora e quais os tipos existentes;
· Identificar quantidade e saber contar as letras e as sílabas das palavras;
· Diferenciar quantidade de ordem.
4. METODOLOGIA (lembrar o eixo)
1º dia: Eixo: apropriação da leitura, interpretação e oralidade.
· Organizar a turma em círculo e ler a parlenda escrita no cartaz;
· Ler a parlenda pausadamente passando o dedo sobre as palavras;
· Fazer a exploração oral da parlenda com questões de compreensões: de quem é a casinha? Como é a casinha? Por que o café está demorando?
2º dia: Eixo: apropriação da escrita
· Mostrar o cartaz da parlenda e ler com os alunos;
· Pedir que os alunos identifiquem a primeira e a última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul e em seguida ao alunos copiarão a parlenda;
· Circular na parlenda a palavra casinha e desenhar a casinha da vovó;
· Reescrever as palavras que estão no diminutivo.
3º dia: Eixo: apropriação da leitura
· Distribuir o texto para cada aluno e pedir que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço, temos uma nova palavra;
· O aluno deverá contar o número de palavras encontradas na primeira linha da parlenda e em seguida repetir com as demais linhas;
· Mostrar que existem palavras com poucas letras (a, da, de, com, o, pó) ressaltando que elas são palavras;
· Pedir que os alunos circulem de lápis vermelho a palavra casinha na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra:
a) Quantas letras tem?
b) Qual a letra inicial?
c) Qual a letra final?
· Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com duas letras, de verde as palavras com três e de amarelo as palavras com quatro letras.
4º dia: apropriação da produção de texto escrito
· Usar o alfabeto móvel e pedir que eles montem a palavra casinha;
· Dispor fichas com as frases emendadas da parlenda e peça que os alunos as organizem de maneira correta;
· Registrar no caderno;
· Fazer uma colagem de tipos de moradias.
5º dia: apropriação da escrita
· Atividade impressa para os alunos responderem usando livros, recortando palavras com duas, três ou mais letras e colar no caderno;
· Desenhar a família e dizer por que ela é importante;
· Reescrever as palavras do texto em ordem alfabética.
6º dia: apropriação da leitura
· Apresentar o segundo cartaz com desenhos no lugar de palavras;
· Pedir que os alunos comparem com o primeiro cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o segundo (desenho);
· Pedir que os alunos observem os dois cartazes e em seguida dispor as fichas com as palavras do texto e pedir que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
7º dia: apropriação da leitura e da escrita
· Expor o alfabeto em letra de imprensa maiúscula;
· Distribuir o alfabeto impresso em folha para cada aluno e um alfabeto móvel;
· Apresentar letra por letra e testar o conhecimento do aluno;
· Apontar no cartaz a letra e dizer seu nome e pedir que os alunos identifiquem-na em seu alfabeto móvel e repetir seu nome;
· Ditar cada letra até formar palavra e perguntar qual palavra da parlenda formamos. (casinha)
· Pedir que o aluno mostre na parlenda todas as palavras que comecem com a letra C e as que também estão no meio delas e pinte-as de amarelo.
8º dia: apropriação da escrita de texto
· Apresentar o terceiro cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare com o primeiro cartaz, mostrando as diferenças entre eles;
· Mostrar uma letra no alfabeto maiúsculo e pedir que eles identifiquem no minúsculo, pedindo para formar pares com as ficha e copiar no caderno;
· Ver quem é capaz de reescrever o texto sem olhar para o mesmo.
9º dia: apropriação da escrita
· Apresente o quarto cartaz (letra cursiva);
· Repetir o procedimento da aula 8, mostrar que usamos letras cursivas maiúscula para o início de frases e as demais minúsculas.
· Fazer um ditado com as palavras do texto.
10º dia: apropriação da oralidade e da escrita
· Utilizar o cartaz da parlenda;
· Escolher uma palavrada parlenda, falar pausadamente, silabando e perguntar aos alunos quantos pedacinhos tem essa palavra;
· Ver quantas vezes abrimos a boca para falar e explicar que sílaba e pedaço são a mesma coisa;
· Escolher uma palavra da parlenda e pedir que o aluno identifique a primeira sílaba ou pedaço da palavra e sublinhe;
· Pedir exemplo de outras palavras com a mesma inicial e escrever assas palavra n o quadro e pedir que escrevam no caderno.
5. RECURSOS:
*Cartazes da parlenda; * Cartazes do alfabeto; * Caderno; * Lápis de Cores; * Fichas das letras maiúsculas e minúsculas; * Texto impresso; * Jogos.
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua individualmente ou em grupo, observando as suas dificuldades e seus avanços; através de leitura e atividades escritas.
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