***22 anos de Magistério****

domingo, 3 de agosto de 2014

GÊNERO PARLENDA




SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1.      IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA MUNICIPAL BOA VISTA
TURMA: 2º e 3º anos
PROFESSOR: Marcos Rodrigues de Almeida
Número de aulas: 10
OBRA OU GÊNERO: PARLENDA

“A CASINHA DA VOVÓ”

A casinha da vovó
Cercadinha de cipó.
O café está demorando
Com certeza não tem pó.

2.      ÁREA DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO:
LÍNGUA PORTUGUESA: * Alfabeto e ordem alfabética; * Vogais; * Consoantes; * Letras e sílabas; * Rimas; * Substantivos; * Diminutivos.
MATEMÁTICA: * Números, quantidade e ordinais.
HISTÓRIA: Família; * Relações sociais.
GEOGRAFIA: * Moradias

3.      OBJETIVOS:
·        Atentar-se para a letra inicial das palavras e quantidade de letras;
·        Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas e gravuras;
·        Reconhecer aspectos sonoros da língua (som e rima);
·        Interagir com os colegas;
·        Encontrar os substantivos na parlenda;
·        Diferenciar o grau normal do diminutivo;
·        Ler as palavras da parlenda mesmo que não convencionalmente;
·        Saber identificar quem são os seus familiares;
·        Promover boas relações entre os colegas;
·        Identificar em que tipo de moradia o aluno mora e quais os tipos existentes;
·        Identificar quantidade e saber contar as letras e as sílabas das palavras;
·        Diferenciar quantidade de ordem.

4.      METODOLOGIA (lembrar o eixo)
1º dia: Eixo: apropriação da leitura, interpretação e oralidade.
·        Organizar a turma em círculo e ler a parlenda escrita no cartaz;
·        Ler a parlenda pausadamente passando o dedo sobre as palavras;
·        Fazer a exploração oral da parlenda com questões de compreensões: de quem é a casinha? Como é a casinha? Por que o café está demorando?

2º dia: Eixo: apropriação da escrita
·        Mostrar o cartaz da parlenda e ler com os alunos;
·        Pedir que os alunos identifiquem a primeira e a última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul e em seguida ao alunos copiarão a parlenda;
·        Circular na parlenda a palavra casinha e desenhar a casinha da vovó;
·        Reescrever as palavras que estão no diminutivo.
3º dia: Eixo: apropriação da leitura
·        Distribuir o texto para cada aluno e pedir que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço, temos uma nova palavra;
·        O aluno deverá contar o número de palavras encontradas na primeira linha da parlenda e em seguida repetir com as demais linhas;
·        Mostrar que existem palavras com poucas letras (a, da, de, com, o, pó) ressaltando que elas são palavras;
·        Pedir que os alunos circulem de lápis vermelho a palavra casinha na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra:
a)      Quantas letras tem?
b)      Qual a letra inicial?
c)      Qual a letra final?
·        Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com duas letras, de verde as palavras com três e de amarelo as palavras com quatro letras.
4º dia: apropriação da produção de texto escrito
·        Usar o alfabeto móvel e pedir que eles montem a palavra casinha;
·        Dispor fichas com as frases emendadas da parlenda e peça que os alunos as organizem de maneira correta;
·        Registrar no caderno;
·        Fazer uma colagem de tipos de moradias.
5º dia: apropriação da escrita
·        Atividade impressa para os alunos responderem usando livros, recortando palavras com duas, três ou mais letras e colar no caderno;
·        Desenhar a família e dizer por que ela é importante;
·        Reescrever as palavras do texto em ordem alfabética.
6º dia: apropriação da leitura
·        Apresentar o segundo cartaz com desenhos no lugar de palavras;
·        Pedir que os alunos comparem com o primeiro cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o segundo (desenho);
·        Pedir que os alunos observem os dois cartazes e em seguida dispor as fichas com as palavras do texto e pedir que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
7º dia: apropriação da leitura e da escrita
·        Expor o alfabeto em letra de imprensa maiúscula;
·        Distribuir o alfabeto impresso em folha para cada aluno e um alfabeto móvel;
·        Apresentar letra por letra e testar o conhecimento do aluno;
·        Apontar no cartaz a letra e dizer seu nome e pedir que os alunos identifiquem-na em seu alfabeto móvel e repetir seu nome;
·        Ditar cada letra até formar palavra e perguntar qual palavra da parlenda formamos. (casinha)
·        Pedir que o aluno mostre na parlenda todas as palavras que comecem com a letra C e as que também estão no meio delas e pinte-as de amarelo.
8º dia: apropriação da escrita de texto
·        Apresentar o terceiro cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare com o primeiro cartaz, mostrando as diferenças entre eles;
·        Mostrar uma letra no alfabeto maiúsculo e pedir que eles identifiquem no minúsculo, pedindo para formar pares com as ficha e copiar no caderno;
·        Ver quem é capaz de reescrever o texto sem olhar para o mesmo.
9º dia: apropriação da escrita
·        Apresente o quarto cartaz (letra cursiva);
·        Repetir o procedimento da aula 8, mostrar que usamos letras cursivas maiúscula para o início de frases e as demais minúsculas.
·        Fazer um ditado com as palavras do texto.
10º dia: apropriação da oralidade e da escrita
·        Utilizar o cartaz da parlenda;
·        Escolher uma palavrada parlenda, falar pausadamente, silabando e perguntar aos alunos quantos pedacinhos tem essa palavra;
·        Ver quantas vezes abrimos a boca para falar e explicar que sílaba e pedaço são a mesma coisa;
·        Escolher uma palavra da parlenda e pedir que o aluno identifique a primeira sílaba ou pedaço da palavra e sublinhe;
·        Pedir exemplo de outras palavras com a mesma inicial e escrever assas palavra n o quadro e pedir que escrevam no caderno.

5.      RECURSOS:
*Cartazes da parlenda; * Cartazes do alfabeto; * Caderno; * Lápis de Cores; * Fichas das letras maiúsculas e minúsculas; * Texto impresso; * Jogos.

6.      AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua individualmente ou em grupo, observando as suas dificuldades e seus avanços; através de leitura e atividades escritas.

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