***22 anos de Magistério****

domingo, 10 de agosto de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO " O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO"





Terra Nova do Norte - MT
2013


Sequência Didática:   Conhecendo OS Insetos.
Gênero : Conto
Título: "O Caso da Lagarta Que Tomou Chá de Sumiço"




Principios Didáticos

1- Ensino reflexivo;
2 Ensino centrado na problematização;
3 Ensino centrado Entre pares;
4 Ensino centrado na explicitação verbal;
5- Favorecer UMA argumentação;
6 saberes Sistematização DOS;
7 Valorizar o Conhecimento do Aluno;
8 Incentivar a Participação do Aluno;
9- diversificar Como Estratégias didáticas;
10-Ensino centrado na Progressão.
 OBJETIVOS : O Que OS Alunos PODEM Aprender com essas Atividades?

ü  Conhecer e apreciar hum Texto Que FAZ Parte do Repertório Popular de Nossa Cultura, um conto infantil.
ü  Ler Antes de saber LER convencionalmente.
ü  Acionar Estratégias de Leitura Que permitam Descobrir o Que ESTA Escrito.
ü  Ampliar a competencia comunicativa Fazer Aluno;
ü  Demostrar capacidades de Reflexão Sistemática Sobre a Língua ea Linguagem;
ü  Ampliar o insetos Conhecimento SOBRE OS;

Componentes curriculares : Língua Portuguesa, Artes, Ciências Naturais, Matemática e História.

Eixo - oralidade:

a) Interpretar Textos orais um ouvidas Partir de Histórias;
b) Emitir opiniões e comentários Dar Dar Fazer Pessoais.
c) Participar de Interações orais los sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e respeitando OS turnos de Fala.
d) Valorizar OS Textos de Tradição POR reconhecendo-os através de manifestações orais Como Culturais.

Eixo - Leitura:

a) Antecipar Sentidos e ativar conhecimentos previos relativos AOS Textos uma professora Serem Lidos Pelo.
b) Realizar inferências lidos los Textos de Diferentes Gêneros Pela professora.
c) Estabelecer Relações lógicas Entre contraditório de Textos de Diferentes Gêneros e Temáticas.
d) Gêneros Ler e reconhecer OS textuais de: Não Contexto social (conto, Bilhete);

Eixo - Escrita:

a) Reconhecer e nomear Como fazer letras alfabeto;
b) Identificar semelhanças sonoras los Sílabas e rimas;
c) Perceber Que Como vogais presentes o Estação los TODAS Como Sílabas;
d) Dominar Como correspondências Entre letras e Seu valor sonoro de Modo a escrever Palavras e frases Simples (SEA);
e) Conhecer e Fazer USO das grafias de Palavras com Correspondência Regulares contextuais Entre letras OU Grupos de letras e Seu valor sonoro;
f) Compreender o valor sonoro das letras (grafemas / fonemas);

Eixo- Produção de texto:

a)      Produzir Textos Escritos de género, Temática e Vocabulário Familiares.

Eixo- Números e Operações:

-Identificar Números Nos Diferentes Contextos los Que se encontram, funções EM SUAS Diferentes;
-Associar Uma Denominação Fazer Nummer hum SUA respectiva Representação simbólica;
Regularidades -Identificar ª Série Numérica Paragrafo nomear, ler e escrever Números;
-Resolver Situações Problemas envolvendo adição e subtração Simples.

Eixo- grandezas e MEDIDAS:

-Identificar Unidades de tempo-dia, semana, MES, ano e utilizar Calendário.

Eixo- tratamento da Informação:

-Ler, Interpretar e Transpor Informations situações e configurações (Fazer Tipo: Gráficos, Tabelas), Paragrafo compreender OS Fenômenos Sociais.
-resolver e elaborar Problemas a Partir das INFORMAÇÕES de hum Gráfico.

DIREITOS Gerais de Aprendizagem de História, Geografia e Ciências Naturais:

Conceitos Básicos -Entender de Ciências;
- Classificar OS animais de um a Acordo com a SUA especie;
- Interpretar Textos Científicos: como ETAPAS da metamorfose da borboleta;
- Distinguir Como Práticas Sociais, Políticas e Econômicas e Culturais Específicas dos SEUS Grupos de Convívio locais, Regionais e Nacionais na Atualidade: a extinção das Borboletas na Natureza;

CONTEÚDOS

·         Práticas de Leitura e Escrita;
·         Apropriação do Sistema de Escrita alfabética;
·         Características dos insetos e comparação com Para nós Ligação animais;
·         Metamorfose da borboleta;
·         Sequência Numérica;
·         Gráfico e Tabela;
·         Situações Problemas.

Recursos utilizados:   Quadro, cadernos, pincel Paragrafo Quadro Branco, mostram os dados, DVD, CD, Rádio, lápis grafite e de cor, tesoura, tinta guache, sulfito Folha, Impressora, pincel, cola, Revistas, Livros recorte para, massa de modelar , Papéis Laminados, Desenho Impresso, computador: Tux Paint, Internet, Máquina Fotográfica.

Trabalhadas disciplinas:  Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.

Tempo de duração : 15 dias
1º dia-segunda-feira

Rotina do Dia:
-Acolhida: "Música a borboletinha"
-Cabeçalho: Nome da Escola, Diâmetro, MES e Ano, nome da professora, nome completo do Aluno.
-Correção Do Pará casa: pintar o Quadro de Acompanhamento das tarefas.
-Chamada Interativa com canto.
-Roda De conversa:
-Sensibilização Dos Estudantes: Explorar a capa do Livro, autor, etc Imagens
-Explorar O Conhecimento Prévio dos Alunos los Relação à História.
-Leitura Da História: O Caso da Lagarta Que Tomou Chá de Sumiço   realizada Pela Professora com o OSU dados mostram Fazer. 
-Explicar O Gênero conto. 
Obs. Dar PAUSA apos uma Fala de Cada Personagem da História e Fazer questionamentos.
1)     O Que PODE ter acontecido com UMA lagarta?
2)     Sera, Que Coruja Ira Encontra-la?
3)     O Que Quer DiZer Chá de Sumiço?
4)     Onde ELA DEVE Estar?
5)     A Ha quantos animais na História?
6)     Que Tipo de animais vive na Floresta?
7)     melho a Diferença Entre E Enguias?

- APOS A Leitura da História PENSE:
-Que Outra Estratégia UMA coruja poderia ter Utilizado Para resolver Este Mistério?
-Após Uma Leitura OS Alunos Irão recontar a História.
- Elaborar UMA Lista com alguns animais da História escolhido pelas crianças com o SUAS respectivas características: (professora-Escriba)
- Joaninha: inseto- pequeno- com bolinhas.
-Coruja: Ave, bota Ovos, corpo com penas.
-Tatu: Corpo com carapaça, mamífero.
-Ilustrar Uma História.
Para Casa
Observar AO Redor de Sua Casa se Encontra alguma lagarta.
2º dia- terça-feira
Rotina do Dia
-Acolhida: Poe A Mão no Ombro, na Cabeça, na orelha, Nao dedao Fazer p ...
-Oração De agradecimento.
-Cabeçalho: Nome do Município, diâmetro, MES e Ano, nome do Aluno e da professora.
-Roda De Conversa Paragrafo Correção do Pará Casa.
-Estudar O Processo de metamorfose das lagartas atraves de Textos Científicos.
-Escreva O nomo dos animais que aparecem na História: (ATIVIDADE impressa)
Termine O Que se Pede.


Termine O Que se Pede: (ATIVIDADE impressa)
     Animais
Numéro de Sílabas
Numéro de letras
Joaninha


 Coruja


Galinha


Aranha


Centopéia


Lagarta


Preguiça


Mosca


Abelha


Camaleão


borboleta


Tatu



-Faça Hum Desenho de Como hum Personagem era Diretor de: Não Início da História e Como ficou SEM final:

Antes
DEPOIS



OS Colocar animais los Ordem alfabética:

tatu
1-abelha
coruja
2-aranha
Aranha
3-borboleta
preguiça
4-camaleão
camaleão
5-Centopéia
joaninha
6-coruja
abelha
7-galinha
galinha
8-joaninha
tucano
9-mosca
Mosca
10-preguiça
Centopéia
11-tatu
borboleta
12-tucano

Para casa:
Pergunte Como SEUS Pais do SE UMA Quantidade de borboletas Que existem Hoje é hum MESMA de Antigamente?
3º dia-quarta-feira
Rotina do Dia
-Acolhida: Canto-A Pulga EO percevejo.
-Cabeçalho Com Nome completo.
-Correção Do Pará casa: pintar o Quadro de Acompanhamento.
-VIDEO: A metamorfose da borboleta (Cocoricó).
-Escrever O nomo dos animais com letra Móvel:
-BORBOLETA: B- O- R -B -O- LETA
Lógica -Sequência:
Estudadas -Revisão Das Sílabas .
Para casa:  Recortar e colar com Palavras Como Sílabas estudadas.

4ª dia-quinta-feira
Rotina do Dia
- Oração do Cartaz.
-Acolhida: (Cartaz Ilustrado com Poesia: borboletas Como.)
-Leitura Oral, Fazer Cartaz.
-Correção Do Pará Casa.
-Cabeçalho Com Nome completo.
-Fazer Um copia Fazer Cartaz com letra de forma.
-Resolução De Problemas:
-SE UMA aranha TEM 8 Pernas. Pernas Quantas TEM 2 aranhas?
R: Tem 16 Pernas.
-Adivinhas:
a)      Vivo Bem ao Mundo, env Devagar Vou Longe, Meu nome Inicia com a letra P e Terminais com a letra A? R: Preguiça
b)     QUEM TEM Pernas Para dar e vender comeca com a letra C e Terminais com a letra A? R: Centopéia

Para casa:  relacione um nomos Imagem dos Animais hum SEUs respectivos. ATIVIDADE Paragrafo IMPRESSA colar nenhum caderno.

5º dia-sexta-feira
Rotina do Dia
-Acolhida: (Vídeo dona aranha)
-Cabeçalho Com Nome completo.
-Correção Do Pará Casa.
Vídeo: Vida de Insetos dados mostram los.
-Discussão Bucal SOBRE O Filme e SEUS Personagens.
6º dia- segunda-feira
Rotina do Dia
-Oração Fazer Cartaz.
-Canto: Borboletinha
-Cabeçalho Com Nome completo.
-Confecção Da lagarta com recorte e COLAGEM com Papel laminado.
-Caça-Palavras da borboleta.
-Anexos:







Avaliação:



Ocorrerá los de Todos os momentos atraves da Observação, propostas da Participação dos Alunos NAS ATIVIDADES, Interesse e também Mudanças de atitudes Quanto à incorporação de Valores, grau de Motivação e entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.