***22 anos de Magistério****

domingo, 10 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA


Sequência Didática do livro As tranças de Bintou

Escola Municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio.
Cursista. Maria Aparecida Silveira Caldas          3º Ano A
Orientadora: Isabel Cristina                                   



1. Sequência Didática utilizando o Livro As tranças de Bintou de Sylviane A. Diouf


2. Área / Componentes Curriculares


·         Língua Portuguesa; ( Diversidade cultural e Preconceito)
·         História; (Identidade)
·              Geografia. (O continente Africano)

      ·    

Direitos Gerais de Aprendizagem.

3. (Língua Portuguesa)

3.1. Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceitos linguísticos, entre outros.)

3.2. Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo e respeitando os turnos de fala.


4. (História)

4.1. Identificar – se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, etc.)

4.2. Dialogar e formular reflexões a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros dos grupos de convívio dos quais participa.


5. (Geografia)

5.1. Descrever as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens.

5.2. Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
5.3. Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região.




6. Justificativa

·           Diante da diversidade encontrada nas escolas, torna-se imprescindível o trabalho de conscientização entre as crianças, para que relações sociais harmoniosas sejam estabelecidas, bem como, a valorização das individualidades para a superação de possíveis desajustes causados pelo preconceito.


7. Duração da sequência –  4 dias



8. Materiais

·               Slides do Livro As tranças de Bintou;
·                O livro impresso;
·                Data show;
      Notebook;
·               Mapa Mundi;
·              Carteira de identidade (RG);
·               Clip da Turminha do Marcelo, como é bom ser diferente.


9. Atividades

·         Leitura do livro As tranças de Bintou;
·         Exibição dos slides;
·         Exibição do clip Como é bom ser diferente;
·         Debate sobre o preconceito, em uma roda de conversa;
·         Confecção de uma carteira de identidade;
·         Leitura e identificação do continente Africano, no mapa mundi;
·         Pesquisa sobre a cultura africana, em seus diversos aspectos, como a música, a dança e comidas típicas;
·         Dança de capoeiristas.


10. Metodologia


·         (1º dia) Em uma roda de leitura, foi feita a leitura do livro As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf. Em seguida, fizemos um debate sobre a diversidade cultural e o preconceito, de diversos ângulos. Para fechar a aula, assistiram o clip como é bom ser diferente, da Turminha do Marcelo.


·         (2º dia) Começamos a aula com os slides do livro, relembrando o que havia sido lido e dito no dia anterior. Depois trabalhamos a identidade de cada um, fazendo com que o aluno reconhecesse a identidade de Bintou. E, confeccionamos um carteira de identidade, para mostrar como existem as diversidades, tanto no nome, como na raça, cultura, nacionalidade, etc.


·         (3º dia) Utilizamos o mapa mundi, para que cada aluno tivesse a oportunidade de reconhecer no mapa, o continente Africano, fazendo uma ligação com a personagem de Bintou, reconhecendo a raça negra e quebrando o preconceito racial. E fechando a aula, a turma foi dividida em 3 grupos, que na aula de informática, deveriam fazer uma pesquisa, sobre algumas danças, músicas e comidas típicas da África, para que seja apresentada na aula seguinte.



·         (4º dia) Terminando a sequência didática, os grupos expuseram os trabalhos feitos na aula de informática. Houve uma grande empolgação quando se tratou das danças. E finalizando, um grupo de capoeiras fez a dança no pátio da escola.


11. Avaliação

·         Será feita, mediante as atividades desenvolvidas em sala de aula e da pesquisa executada em casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.