Sequência Didática do livro As tranças de Bintou
Escola Municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio.
Cursista. Maria Aparecida Silveira
Caldas 3º Ano A
Orientadora: Isabel
Cristina
1. Sequência Didática utilizando o Livro As tranças
de Bintou de Sylviane A. Diouf
2. Área / Componentes Curriculares
·
Língua Portuguesa; ( Diversidade cultural e
Preconceito)
·
História; (Identidade)
·
Geografia. (O
continente Africano)
·
Direitos Gerais de Aprendizagem.
3. (Língua Portuguesa)
3.1. Produzir e compreender textos orais e escritos com
finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais,
planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes
discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais,
preconceitos linguísticos, entre outros.)
3.2. Participar de interações orais em sala de aula,
questionando, sugerindo e respeitando os turnos de fala.
4. (História)
4.1. Identificar – se, a si, e as demais pessoas como
membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais,
profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos,
esportivos, etc.)
4.2. Dialogar e formular reflexões a respeito das
semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros dos grupos de
convívio dos quais participa.
5. (Geografia)
5.1. Descrever as características da paisagem local e
compará-las com as de outras paisagens.
5.2. Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o
lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o
lugar onde vivem.
5.3. Ler o espaço geográfico de forma crítica através das
categorias lugar, território, paisagem e região.
6. Justificativa
·
Diante da diversidade encontrada nas
escolas, torna-se imprescindível o trabalho de conscientização entre as
crianças, para que relações sociais harmoniosas sejam estabelecidas, bem como,
a valorização das individualidades para a superação de possíveis desajustes
causados pelo preconceito.
7. Duração da sequência – 4 dias
8. Materiais
·
Slides do Livro As
tranças de Bintou;
·
O livro impresso;
·
Data show;
Notebook;
·
Mapa Mundi;
·
Carteira de identidade (RG);
·
Clip da Turminha do
Marcelo, como é bom ser diferente.
9. Atividades
·
Leitura do livro As tranças de Bintou;
·
Exibição dos slides;
·
Exibição do clip Como é bom ser diferente;
·
Debate sobre o preconceito, em uma roda de
conversa;
·
Confecção de uma carteira de identidade;
·
Leitura e identificação do continente Africano,
no mapa mundi;
·
Pesquisa sobre a cultura africana, em seus
diversos aspectos, como a música, a dança e comidas típicas;
·
Dança de capoeiristas.
10. Metodologia
·
(1º dia) Em uma roda de leitura, foi feita a
leitura do livro As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf. Em seguida,
fizemos um debate sobre a diversidade cultural e o preconceito, de diversos
ângulos. Para fechar a aula, assistiram o clip como é bom ser diferente, da
Turminha do Marcelo.
·
(2º dia) Começamos a aula com os slides do
livro, relembrando o que havia sido lido e dito no dia anterior. Depois
trabalhamos a identidade de cada um, fazendo com que o aluno reconhecesse a
identidade de Bintou. E, confeccionamos um carteira de identidade, para mostrar
como existem as diversidades, tanto no nome, como na raça, cultura,
nacionalidade, etc.
·
(3º dia) Utilizamos o mapa mundi, para que cada
aluno tivesse a oportunidade de reconhecer no mapa, o continente Africano,
fazendo uma ligação com a personagem de Bintou, reconhecendo a raça negra e
quebrando o preconceito racial. E fechando a aula, a turma foi dividida em 3
grupos, que na aula de informática, deveriam fazer uma pesquisa, sobre algumas
danças, músicas e comidas típicas da África, para que seja apresentada na aula
seguinte.
·
(4º dia) Terminando a sequência didática, os
grupos expuseram os trabalhos feitos na aula de informática. Houve uma grande
empolgação quando se tratou das danças. E finalizando, um grupo de capoeiras
fez a dança no pátio da escola.
11. Avaliação
·
Será feita, mediante as atividades desenvolvidas
em sala de aula e da pesquisa executada em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário