***22 anos de Magistério****

sábado, 12 de julho de 2014

A Ilha

FICHA DIDÁTICA
CURTA: A ILHA
PRODUÇÃO: ANIMUS
DURAÇÃO: 8’ “E 47”
ROTEIRO E DIREÇÃO: ALÊ CAMARGO
CONTEÚDO:  Meios de Transporte, tema transversal Trânsito
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.

Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.

Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).

Grande parte das atuais questões urbanas estão relacionadas direta ou indiretamente ao trânsito. As inúmeras desigualdades sociais de nosso país se manifestam também no trânsito, por que os recursos de transporte têm uma distribuição assimétrica dentro dos espaços urbanos, ocasionando desigualdades entre as diferentes classes sociais.

Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.

OBJETIVO:
·         Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito;
·           Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
·          Conhecer a historia dos meios de transportes;
·          Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres
·         Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
·         Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
·         Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
·         Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
·         Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
·         Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
·         Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
·         Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
·         Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
·         Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
·         Apresentar o filme
·         Roda da conversa como proposta de abordagem do tema, debates e discussão enfocando assuntos diversos, como por exemplo:
1.       Desobediência à sinalização;
2.        Organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus;
3.        Comportamento no interior do veículo;  
4.       Comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre;
5.        Consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.

6.       Produções de textos abordando a  convivência entre as pessoas em sociedade, a vida e a sociedade em que vivemos, leitura e comentários da coleção de livros do cartunista Ziraldo,interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade, análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes; e  estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão de mundo.

Para complementar tais atividades solicitar trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo; pesquisar em instituições públicas ou na internet; entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas;  criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes;  realização de apresentações de teatro e dramatizações; realização de concurso de desenhos e redações com temática trânsito;  criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da Escola; e  mapeamento do percurso escola/casa; e  apresentação de documentários em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.