Vídeo: A casa do
Mestre André
CONTEÚDO: Artes
Música
Bandinha Rítmica
JUSTIFICATIVA:A
bandinha rítmica é uma das mais ricas formas de expressão musical. Além dos
valores estéticos a ela atribuídos, concorre também para o desenvolvimento do
autodomínio e da auto-realização, por permitir que a própria criança construa
seus instrumentos. São várias as suas finalidades na pré-escola e no Ensino
Fundamental;
OBJETIVOS:
• Despertar
e desenvolver o senso rítmico;
• Desenvolver
a acuidade auditiva;
• Satisfazer
a necessidade de atividade muscular aplicada a um fim construtivo;
• Desenvolver
o controle motor;
• Desenvolver
a autodisciplina e a atenção;
• Estimular
a confiança em si mesmo e o autodomínio;
• Estimular
a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;
• Desenvolver
hábitos sociais (respeitar a vez do colega, confraternização e sociabilização).
Essa atividade tem de ser introduzida aos poucos. A criança
deve explorar e conhecer todas as possibilidades de cada instrumento
separadamente, para depois ir juntando, numa mesma música, dois ou mais
instrumentos, até ser capaz de combiná-los todos.
Construção de uma bandinha com sucata
CHOCALHO
Ele pode ser feito com embalagem de iogurte, embalagem de
rolo de fax ou lata de refrigerante. No interior, podem-se colocar pedrinhas,
cereais ou sementes. Sua execução é simples: basta colocar as pedrinhas em uma
das partes, tampar com a outra e fechar com fita crepe. O som variará muito de
acordo com os materiais, e isso poderá ser experimentado pelas crianças. Um grupo
de chocalhos iguais, cinco a seis por exemplo, dá um efeito muito bonito.
Pode-se trabalhar com dois grupos, cada qual com chocalhos de materiais
diferentes; o efeito será interessante.
TAMBOR
É um tubo oco que pode ser feito de vários materiais e
tamanhos, recoberto por uma lâmina de borracha, de plástico, de tecido tipo
lona ou, até, de papelão (cada material com características próprias de
durabilidade). A lâmina é presa em uma das extremidades do tubo com elástico ou
sisal. Os sons emitidos pelo tambor também variarão muito conforme os materiais
utilizados.
CUÍCA
Mais simples, impossível! Basta cortar um pedaço de sizal ou
de barbante com cerca de um metro de comprimento e dar um nó em uma das pontas.
Furar uma embalagem de iogurte e passar o fio através dela. O som é emitido
fazendo a embalagem vibrar à medida que o fio é puxado.
RECO-RECO DE TAMPINHAS
Em uma madeira de 30 x 20 cm, pregar duas carreiras de
tampinhas metálicas de refrigerante. As tampinhas devem ser pregadas sempre aos
pares. Elas também podem ser achatadas antes de serem pregadas, o que dará um
som diferente ao do reco-reco. Pode-se tocar chacoalhando a tábua ou usando uma
varinha (que pode ser um lápis).
CHOCALHO DE TAMPINHAS
Primeiramente amassam-se cerca de dez a doze tampinhas, furando-as.
Depois, batendo com um prego bem no centro, enfiam-se as tampinhas em um pedaço
de arame grosso de cerca de 30 cm de comprimento. Unem-se as pontas do arame,
sobrepondo-as cerca de 5 cm, prendendo com fita crepe.
APITO DE GARRAFAS
Ele é conseguido com apenas uma garrafa plástica, com água
até a metade. Um grupo de crianças “tocando” este instrumento, ao mesmo tempo,
dá um efeito interessante.
XILOFONE DE GARRAFAS
É feito de oito garrafas de vidro cheias de quantidades
variadas de água, o que dará um som diferente a cada uma delas. As garrafas são
presas com um barbante a um cabo de vassoura, que deverá ser fixado em um
lugar, permitindo que as garrafas fiquem livres para serem manuseadas. Elas são
tocadas com um bastão de madeira, e a nota mais grave será obtida através do
toque na garrafa que contém menos água.
A quantidade de água é que determinará cada uma das notas da
escala, sendo que ela inicia com uma garrafa vazia, que corresponde à nota mais
aguda (dó). Para fazer a “afinação”, será necessário o auxílio de um adulto,
com experiência ou acuidade auditiva, que reconheça as notas da escala musical
nas garrafas com água.
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