FICHA
DIDÁTICA
VIDEO: 10 centavos
DURAÇÃO:
10 MINUTOS E 1 SEGUNDO E A 2ª PARTE 10 MINUTOS E 57 SEGUNDOS
Uma
produção de Cezar Fernando de Oliveira e
Santo
Forte Imagem e Conteúdo
CONTEÚDO:
Cidadania
Tratamento
da informação
Gráficos
Produção
de texto
Estruturação
de texto
Público
alvo: 4º e 5º Ano
Justificativa:
Toda criança tem direito de brincar, estudar, a cultura e lazer.
Este direito é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Porém, a realidade do país é muito diferente. A exploração do trabalho infantil
ainda é uma prática muito comum no Brasil e no mundo. Tal prática representa a
violação dos direitos da criança. Estar informado sobre esta situação é muito
importante, pois muitas crianças e adolescentes são explorados sem ter conhecimento
do que está acontecendo. Além disso, conhecer a situação do trabalho infantil
possibilita lutarmos contra esta prática que, em muitos casos, representa um
crime.
OBJETIVOS:
·
Conscientizar sobre os direitos das crianças e adolescente;
·
Obter e debater informações sobre o trabalho infantil;
Roteiro de análise do vídeo:
Durante a exibição do vídeo os alunos deverão:
·
anotar aspectos positivos e negativos do vídeo;
·
anotar idéias principais que o vídeo pretende transmitir (pode ser
palavras-chave);
·
que cena lhe chamou mais atenção?Por quê?
O professor poderá pausar o vídeo sempre que achar necessário, dando ênfase a algumas imagens, ou mesmo antecipar alguns questionamentos para reflexão. Ao final do vídeo e das respostas dos alunos, retornar às imagens (se necessário). Depois que os alunos indicarem os resultados e análises o professor completa as informações, relacionando os dados e discussões com toda a turma.
Após este trabalho o professor poderá solicitar uma pesquisa sobre o
trabalho infantil na cidade
Em outro momento fazer uma mesa redonda para fazer os seguintes
questionamentos:
·
Porque existe trabalho infantil?
·
Quem ganha com a exploração do trabalho infantil?
·
Quais as formas de exploração de crianças, mais conhecidas hoje ?
- Essas crianças vão para a
escola?
- Que documentos garantem os
direitos de crianças e adolescentes? O que eles dizem?
- Como combater o trabalho
infantil?
Com os dados recolhidos fazer um texto coletivo e elaborar situações problemas e leitura e interpretação
de dados e gráficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário