***22 anos de Magistério****

sábado, 12 de julho de 2014

Direito das Crianças

FICHA DIDÁTICA
VIDEO:  10 centavos
DURAÇÃO: 10 MINUTOS E 1 SEGUNDO E A 2ª PARTE 10 MINUTOS E 57 SEGUNDOS
Uma produção de Cezar Fernando de Oliveira e
Santo Forte Imagem e Conteúdo
CONTEÚDO:
Cidadania
Tratamento da informação
Gráficos
Produção de texto
Estruturação de texto

Público alvo: 4º e 5º Ano
Justificativa:
Toda criança tem direito de brincar, estudar, a cultura e lazer. Este direito é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Porém, a realidade do país é muito diferente. A exploração do trabalho infantil ainda é uma prática muito comum no Brasil e no mundo. Tal prática representa a violação dos direitos da criança. Estar informado sobre esta situação é muito importante, pois muitas crianças e adolescentes são explorados sem ter conhecimento do que está acontecendo. Além disso, conhecer a situação do trabalho infantil possibilita lutarmos contra esta prática que, em muitos casos, representa um crime.
OBJETIVOS:
·         Conscientizar sobre os direitos das crianças e adolescente;
·         Obter e debater informações sobre o trabalho infantil;

Roteiro de análise do vídeo:
Durante a exibição do vídeo os alunos deverão:
·         anotar aspectos positivos e negativos do vídeo;
·         anotar idéias principais que o vídeo pretende transmitir (pode ser palavras-chave);
·         que cena lhe chamou mais atenção?Por quê?

O professor poderá pausar o vídeo sempre que achar necessário, dando ênfase a algumas imagens, ou mesmo antecipar alguns questionamentos para reflexão. Ao final do vídeo e das respostas dos alunos, retornar às imagens (se necessário). Depois que os alunos indicarem os resultados e análises o professor completa as informações, relacionando os dados e discussões com toda a turma.

Após este trabalho o professor poderá solicitar uma pesquisa sobre o trabalho infantil na cidade

Em outro momento fazer uma mesa redonda para fazer os seguintes questionamentos:

·         Porque existe trabalho infantil?
·         Quem ganha com a exploração do trabalho infantil?
·         Quais as formas de exploração de crianças, mais conhecidas hoje ?
  • Essas crianças vão para a escola?
  • Que documentos garantem os direitos de crianças e adolescentes? O que eles dizem?
  • Como combater o trabalho infantil?


Com os dados recolhidos fazer um texto coletivo e elaborar  situações problemas e leitura e interpretação de dados e gráficos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.