FICHA DIDÁTICA
CURTA : A TRAÇA TECA
ROCAMBOLE PRODUÇÕES
UNIVERSIDADE DE SÃO CARLOS
IMAGEM E SOM
TEMPO: 7’ E 50”
CONTEÚDO: LEITURA PRAZER
PÚBLICO ALVO: EI6 e Séries iniciais do Ensino Fundamental
TEMPO DE DURAÇÃO : Ano letivo
As
histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de
contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado
afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à
capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de
histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a
democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por
isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e
a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular
dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em
situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os
principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço
para isso.
Objetivos
- Estimular o gosto pela Literatura como fonte
de cultura, lazer prazer
- Promover discussões que ressaltem a Literatura
como fonte de prazer.
- Ampliar
o repertório literário por meio da leitura diário
- Elaborar
o pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos
livros prediletos e argumentação com os colegas;
- Proporcionar
um momento de lazer associado ao
prazer numa situação de ociosidade
- Criar
uma “Caixa mágica” na sala de aula atrvés de uma campanha de arrecadação e
doação de livros
SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
- Passar
o filme pra as crianças
- Fazer
uma roda de conversa para analisarmos o ambiente em que se passa o curta
metragem
·
Discutir
a importância da leitura na nossa vida e porque ler é uma verdadeira viagem
·
Falar da
importância de fazer uma campanha de arrecadação de livros para fazer o nosso
cantinho de leitura
·
Abrir um espaço
diário de leitura na sala de aula todos os dias (15”), leitura pelo aluno,
leitura pelo professor
DESENVOLVIMENTO ANUAL :
·
No horário da leitura prazer os livros estarão
dispostos para que as crianças
·
possam escolher de livre e espontânea vontade. Deverão registrar em livro
próprio (ata) seu nome e o livro
que leram.
·
Uma vez por semana será sorteada uma criança para retirar da “Caixa Mágica”
Um livro e falar de que maneira a criança irá transmitir o que leu. Exemplo:
dramatização, canto, teatro de
fantoche, painel desenhado, poema.
·
O aluno também poderá levar um livro para casa todos os dias
RECURSOS UTILIZADOS
·
Sala de aula, livros paradidáticos apropriados à
faixa etária, livro ata, caixa
Obs. Este projeto já desenvolvido
na sala de aula da Prof. Maria Aparecida
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário