***22 anos de Magistério****

sábado, 12 de julho de 2014

Leitura Prazer

FICHA DIDÁTICA
CURTA : A TRAÇA TECA
ROCAMBOLE PRODUÇÕES
UNIVERSIDADE DE SÃO CARLOS
IMAGEM E SOM
TEMPO: 7’ E 50”
CONTEÚDO: LEITURA PRAZER
PÚBLICO ALVO:  EI6 e Séries iniciais do Ensino Fundamental

TEMPO DE DURAÇÃO : Ano letivo
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

Objetivos
  • Estimular o gosto pela Literatura como fonte de cultura, lazer prazer
  • Promover discussões que ressaltem a Literatura como fonte de prazer.
  • Ampliar o repertório literário por meio da leitura diário
  • Elaborar o pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros prediletos e argumentação com os colegas;
  • Proporcionar um  momento de lazer associado ao prazer numa situação de ociosidade
  • Criar uma “Caixa mágica” na sala de aula atrvés de uma campanha de arrecadação e doação de livros
SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
  • Passar o filme pra as crianças
  • Fazer uma roda de conversa para analisarmos o ambiente em que se passa o curta metragem
·         Discutir a importância da leitura na nossa vida e porque ler é uma verdadeira viagem
·         Falar da importância de fazer uma campanha de arrecadação de livros para fazer o nosso cantinho de leitura
·         Abrir um espaço diário de leitura na sala de aula todos os dias (15”), leitura pelo aluno, leitura pelo professor

DESENVOLVIMENTO ANUAL :
·         No horário da leitura prazer os livros estarão dispostos para que as crianças
·         possam escolher de livre e espontânea  vontade. Deverão registrar em livro
próprio (ata) seu nome e o livro que leram.
·         Uma vez por semana será sorteada uma  criança para retirar da “Caixa Mágica”
Um livro e falar  de que maneira a criança  irá transmitir o que leu. Exemplo:
dramatização, canto, teatro de fantoche, painel desenhado, poema.
·         O aluno também poderá levar  um livro  para casa todos os dias
RECURSOS UTILIZADOS
·         Sala de aula, livros paradidáticos apropriados à faixa etária, livro ata, caixa
    
Obs. Este projeto já desenvolvido na sala de aula da Prof. Maria Aparecida



Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.