***22 anos de Magistério****

sábado, 12 de julho de 2014

Gênero Musical


 CURTA: Alma Carioca 
Um choro de menino
Ficha Técnica:
Tempo: 6 minutos e 28 segundos
Estúdio do Fogo
              Filme de Willian Côgo

Disciplina: Artes

Conteúdo: Música – Gêneros musicais

Justificativa: Nossa riqueza musical é indiscutível, porém faz-se necessário esse regaste dos gêneros musicais que a compõe, desde sua contextualização histórica,  como os grandes nomes que foram surgindo e não devem ser esquecidos. A regionalidade é uma questão importante, ampliando os conhecimentos sobre as características de cada região do Brasil, sendo a música um traço marcante de cada uma delas, que apesar da distância e diferenças integram um mesmo país.

Objetivos:  Desenvolver a percepção musical
                   Diferenciar gêneros musicais
                   Perceber a música como manifestação cultural
                   Propiciar o gosto pelos gêneros musicais
                   Conhecer importantes personagens da música brasileira
                   Perceber as diferenças regionais musicais
                   Refletir sobre a capacidade de aprendizagem movida vontade


Situação didática: Iniciar a aula como uma conversa sobre o que seria Gênero Musical, levantando suas hipóteses e conhecimento prévio, partindo dele passar o  vídeo, chamando a atenção das crianças para a situação do menino, elas se identificarão com o menino, com suas brincadeiras, e seu interesse que gera grande curiosidade. Ler as biografias dos mestres apresentados no vídeo. E ouvir outras compostas pelos mesmos. Mostrar a localização do Rio de Janeiro no mapa brasileiro, suas características e outras manifestações artísticas. Apresentar outros gêneros musicais variando a região para as crianças observarem a diversidade cultural que o nosso país possui, e se tornem aptas a apreciá-la.

Para finalizar, promover apresentações artísticas, envolvendo a música, que demonstrem a aquisição dos conteúdos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.