***22 anos de Magistério****

sábado, 12 de julho de 2014

Projeto Germinação

FICHA DIDÁTICA
CURTA:  Um lugar comum  A Cammom Place
Programa SAV/MINC- FORCINE 2006 e 2007
Duração: 9’ e 54”

CONTEÚDO: Meio Ambiente
PROJETO GERMINAÇÃO... 
A Sementinha
JUSTIFICATIVA: Ressaltar a importância de preservar as plantações, o solo, o ar e água através de formas inovadoras, que deixam de lado o tradicionalismo, faz-se necessário, para que o educando aprenda com o próprio meio em que vive, já que é impossível separar a educação do nosso dia a dia, por tudo isso, mostrar o crescimento da sementinha torna-se muito importante, para que a criança compreenda que não podemos interromper os processos da natureza e muito menos destruí-la.
OBJETIVOS: - Mostrar as fases da germinação das plantas; - Desenvolver a seqüência lógica, atenção e concentração do educandos; - Fazer com que os alunos entendam a importância da preservação do meio ambiente, adquirindo noções básicas de plantação e cultivo das plantas; - Apresentar a importância da água para os seres vivos, a metamorfose das plantas, dos animais e as fases da vida; Acompanhar e descobrir como crescem as plantas, suas partes e suas funções; - Criar um ambiente agradável e prazeroso para a aprendizagem, onde é permito errar e entender que o erro nos faz crescer
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
 Primeiro dia: 1º- Para introduzirmos o assunto, apresentar o curta aos alunos,  aguçar a criatividade e imaginação dos alunos afim de que seja realizada um diagnóstico para sabermos os conhecimentos prévios dos alunos e o como podemos aproveitá-los; 2º- Em seguida, o educador se sentará em roda com seus educandos fazendo uma ponte entre o filme e a conversa obtida através do mesmo;3º- Os alunos serão conduzidos até o pátio da escola, onde deverá estar tudo preparado (grãos de feijão, copinhos de plástico, algodão e água) para que seja realizada o “Plantio dos Grãos de Feijão”; 4º- Voltando para sala, cada aluno levará o seu copinho com o grãozinho de feijão sendo que os mesmos deverão ser colocados em um lugar organizado, de maneira que os alunos verifiquem a cada dia que passar o crescimento dos grãozinhos; 5º- Será confeccionando o diário da germinação “A sementinha”, onde a priori será desenhado o primeiro dia sementinha e será escrito aquilo que foi observado durante a plantação do feijão Segundo dia: 1º- Observar o grãozinho de feijão e regá-lo com um pouco de água; 2º- Registro de observação no diário “A Sementinha”; 3º- Trabalho com a história: “História: João e o Pé de Feijão”, interpretação e um teatro com os alunos sobre a mesma; 4º Ensaio para o Teatro “João e o Pé de Feijão”
Outras sugestões: 1º - Trabalho com música: Planeta Terra e sobre Plantação; 2º- Seqüência de história do ciclo da água; 3º-Artes: confecção de flores de dobraduras e papel crepom, pintura de quadros sobre a germinação, construção de esculturas de argila sobre ao assunto; 4º-Identificação das partes das plantas e suas respectivas funções através do datashow; 5º-Dinâmica da água: com garrafas pet mostrando a importância de economizar e preservar o que temos, onde a turma percebeu que do total de água existente no mundo o mínimo é que podemos consumir. 6º- Comparação dos seres vivos através do ciclo da vida (nasce,cresce,reproduz e morre); 7º- Trabalho com rimas através do poema: Assim eu Vou Crescendo. 8º- Música: Herdeiros do Futuro; 9º- Textos de literatura infantil: A Doença da Terra (Maria Aparecida Pinceratti, editora Arco-íris-1995 10º- Reportagens de jornais e revistas sobre a germinação; 11º- Atividades de sequenciação da semente do feijão; Obs: Até o final do projeto, todos os dias deverá ser realizado um registro da observação da semente no diário “ A Sementinha”, além de regá-la AVALIAÇÃO: Será realizada durante toda a execução do projeto afim de que o educando seja analisado como um todo, verificando suas habilidades e competências, verificando se os mesmos adquiriram saberes no que tange a importância da natureza, as formas de preservá-la e as etapas do “processo” de germinação. CULMINÂNCIA: Será realizado um Café Científico, com a apresentação dos diários dos alunos, onde os mesmos estarão dando autógrafos aos visitantes; Amostra dos vasinhos de feijão, onde os alunos poderão estar explicando aos visitantes como ocorre a germinação; Diversas apresentações de palco, tais como: teatro da história “João e o pé de feijão”, danças, poemas e músicas trabalhados durante todo o projeto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Template designer adapted by Liza.