FICHA DIDÁTICA
CURTA: Um lugar comum A
Cammom Place
Programa SAV/MINC- FORCINE 2006 e 2007
Duração: 9’ e 54”
CONTEÚDO: Meio Ambiente
PROJETO GERMINAÇÃO...
A Sementinha
A Sementinha
JUSTIFICATIVA: Ressaltar a importância de
preservar as plantações, o solo, o ar e água através de formas inovadoras, que
deixam de lado o tradicionalismo, faz-se necessário, para que o educando
aprenda com o próprio meio em que vive, já que é impossível separar a educação
do nosso dia a dia, por tudo isso, mostrar o crescimento da sementinha torna-se
muito importante, para que a criança compreenda que não podemos interromper os
processos da natureza e muito menos destruí-la.
OBJETIVOS: - Mostrar as fases da germinação das plantas; - Desenvolver a seqüência
lógica, atenção e concentração do educandos; - Fazer com que os alunos
entendam a importância da preservação do meio ambiente, adquirindo noções
básicas de plantação e cultivo das plantas; - Apresentar a importância
da água para os seres vivos, a metamorfose das plantas, dos animais e as fases
da vida; Acompanhar e descobrir como
crescem as plantas, suas partes e suas funções; - Criar um ambiente agradável
e prazeroso para a aprendizagem, onde é permito errar e entender que o erro nos
faz crescer
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Primeiro dia: 1º- Para introduzirmos o
assunto, apresentar o curta aos alunos, aguçar a criatividade e imaginação dos alunos
afim de que seja realizada um diagnóstico para sabermos os conhecimentos
prévios dos alunos e o como podemos aproveitá-los; 2º- Em seguida, o educador se
sentará em roda com seus educandos fazendo uma ponte entre o filme e a conversa
obtida através do mesmo;3º- Os alunos serão conduzidos
até o pátio da escola, onde deverá estar tudo preparado (grãos de feijão,
copinhos de plástico, algodão e água) para que seja realizada o “Plantio dos
Grãos de Feijão”; 4º- Voltando para sala, cada aluno levará o seu copinho com o
grãozinho de feijão sendo que os mesmos deverão ser colocados em um lugar
organizado, de maneira que os alunos verifiquem a cada dia que passar o
crescimento dos grãozinhos; 5º- Será confeccionando o diário da germinação “A
sementinha”, onde a priori será desenhado o primeiro dia sementinha e será
escrito aquilo que foi observado durante a plantação do feijão Segundo dia: 1º- Observar o grãozinho de
feijão e regá-lo com um pouco de água; 2º- Registro de observação
no diário “A Sementinha”; 3º- Trabalho com a história: “História: João e o Pé de Feijão”, interpretação e um teatro com
os alunos sobre a mesma; 4º Ensaio para o Teatro “João e o Pé de Feijão”
Outras sugestões: 1º - Trabalho com música: Planeta Terra e sobre Plantação; 2º- Seqüência de história do ciclo da água; 3º-Artes: confecção de flores de dobraduras e papel crepom, pintura de
quadros sobre a germinação, construção de esculturas de argila sobre ao
assunto; 4º-Identificação das partes das
plantas e suas respectivas funções através do datashow; 5º-Dinâmica da água: com garrafas pet mostrando a importância de
economizar e preservar o que temos, onde a turma percebeu que do total de água
existente no mundo o mínimo é que podemos consumir. 6º- Comparação dos seres vivos através do ciclo da vida
(nasce,cresce,reproduz e morre); 7º- Trabalho com
rimas através do poema: Assim eu Vou Crescendo. 8º- Música:
Herdeiros do Futuro; 9º- Textos de literatura infantil: A
Doença da Terra (Maria Aparecida Pinceratti, editora Arco-íris-1995 10º- Reportagens de jornais e revistas sobre a germinação; 11º- Atividades de sequenciação da semente do feijão; Obs: Até o final do projeto, todos os dias deverá ser realizado um
registro da observação da semente no diário “ A Sementinha”, além de regá-la AVALIAÇÃO: Será realizada durante toda a
execução do projeto afim de que o educando seja analisado como um todo,
verificando suas habilidades e competências, verificando se os mesmos
adquiriram saberes no que tange a importância da natureza, as formas de
preservá-la e as etapas do “processo” de germinação. CULMINÂNCIA: Será realizado um Café Científico,
com a apresentação dos diários dos alunos, onde os mesmos estarão dando
autógrafos aos visitantes; Amostra dos vasinhos de feijão, onde
os alunos poderão estar explicando aos visitantes como ocorre a germinação; Diversas apresentações de palco, tais como: teatro da história “João e o
pé de feijão”, danças, poemas e músicas trabalhados durante todo o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário